Férias no Butantan 2025 | Programação de sábado (19/7): S.O.S dos macacos, extração de veneno, mudanças climáticas, jogos e muito mais; confira

Reportagem: Carolina Mangieri

3/7/2025


O Macacário do Butantan já chama atenção por si só. Agora imagine com uma atividade teatral? Essa é uma das propostas do último dia da programação do Férias no Butantan. O teatro abordará as mudanças climáticas e seus impactos no dia a dia, sobretudo com a possibilidade de surgimento de novas doenças. 

Ainda no sábado (19), os frequentadores do Parque da Ciência poderão acompanhar uma extração de veneno. A ação, desenvolvida no auditório do Museu Biológico, demonstrará para o público as etapas de descobertas científicas nesse segmento. Em paralelo, uma equipe de educadores explicará a relação entre o Butantan e as serpentes, destacando a importância desses animais para o desenvolvimento do soro antiofídico e para a manutenção do meio ambiente. 

 

 

Gostou dessas atividades? Se liga no restante da programação:


Espaço Cores da Biodiversidade | Museu Biológico
Nesse espaço estarão dispostos desenhos e materiais para colorir, cortar e colar. O objetivo é produzir artes relacionadas à biodiversidade das coleções do Instituto Butantan. No ambiente também haverá fotos e esculturas de alguns animais emblemáticos que poderão servir de inspiração para o público.

Local: Tenda no Boulevard 
Horário: 10h às 16h
Quantidade de participantes: 12 simultaneamente
Público-alvo: livre para todos os públicos
Inscrição: não é necessário inscrição


Meu miniecossistema: Terrário | Museu de Microbiologia Professor Isaías Raw
Para propor uma reflexão sobre o ambiente em que estamos inseridos e o impacto que estamos causando, a oficina será realizada entre as equipes educativas dos museus de Microbiologia e da Vacina, em parceria com a área de Meio Ambiente do Butantan. Por meio de uma análise do funcionamento de um microecossistema fechado (terrário), os participantes identificarão seus principais componentes e interações ecológicas, e os impactos de  fatores como luz, umidade e temperatura nas dinâmicas internas do sistema.

Local: Tenda no Boulevard 
Horário: 14h às 16h (duas sessões com duração de 1 hora cada)
1ª sessão: 14h às 15h
2ª sessão: 15h às 16h
Quantidade de participantes: 15 participantes por sessão
Público-alvo: livre para todos os públicos
Inscrição: sim, na tenda


Exposição Do Clima à Vacina  | Museu da Vacina
A exposição temporária aborda os impactos do desmatamento e da poluição na saúde humana, e como a destruição do meio ambiente contribui com o aumento de arboviroses e zoonoses, influenciando na necessidade de novas vacinas para possíveis doenças. Em formato de videoexposição, seu objetivo é mostrar como os efeitos das emergências climáticas, tais como o aquecimento global e a destruição de habitats, contribuem para o aumento de vetores e acidentes com transmissão de doenças, tornando necessário o desenvolvimento de novas vacinas para o combate a possíveis epidemias.

Local: Museu da Vacina
Horário: 9h às 16h45
Quantidade de participantes: livre
Público-alvo: livre para todos os públicos
Inscrição: não é necessário inscrição

 

Espaço de Jogos | Museu Biológico, Museu da Vacina e Museu de Saúde Pública Emílio Ribas
O espaço disponibilza diferentes tipos de jogos, como tabuleiro e cartas. O objetivo é convidar os participantes a refletirem sobre a biodiversidade, os impactos do desmatamento e da poluição na saúde humana, e as diferenças de temperatura do ar de acordo com o uso e ocupação do solo urbano.

Local: Tenda no Boulevard
Horário: 10h às 16h
Público-alvo: livre para todos os públicos
Inscrição: não é necessário inscrição


Extração de Veneno | Museu Biológico
Para aproximar o público dos processos de descoberta científica, o Museu Biológico realizará a demonstração de extração de veneno de uma serpente. Ao mesmo tempo, uma atividade será conduzida pelos educadores sobre a relação entre as serpentes e a história do Instituto Butantan, enfatizando a importância desses animais para o meio ambiente e para o desenvolvimento do soro antiofídico.

Local: Auditório do Museu Biológico
Horário: 15h
Quantidade de participantes: no máximo 160 participantes
Público-alvo: livre para todos os públicos
Inscrição: sim, as senhas para a participação serão distribuídas na tenda, a partir das 14h


Re-brincando com resíduos no Butantan | Gestão do Meio Ambiente e Museu Histórico
A atividade consiste em um desafio no qual, a partir de pistas espalhadas pelo Parque da Ciência, os participantes serão estimulados a realizar uma “caça aos resíduos”. Ao longo da dinâmica, as equipes do Museu Histórico e da área de Meio Ambiente do Butantan oferecerão ao público a oportunidade de entender melhor a classificação dos tipos de resíduos e suas destinações corretas. Além disso, os participantes serão convidados a refletir sobre como a geração desordenada e a destinação incorreta dos resíduos interferem nas mudanças climáticas.

Local: Boulevard e arredores 
Horário: 10h às 11h
Quantidade de participantes: 20
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos, jovens e adultos
Inscrição: sim, na tenda 10 minutos antes do início da atividade


Gincana: cores da reciclagem | Biblioteca Científica
No Espaço de Leitura Semear Leitores, os visitantes receberão um envelope com cartinhas ilustradas e coloridas que representam diferentes tipos de resíduos: papel, plástico, metal, vidro e lixo orgânico. A missão é circular pelos ambientes até encontrar a lixeira certa para cada item, usando as cores como pista. A brincadeira é inspirada nos livros sobre meio ambiente, reciclagem e cuidado com o planeta disponíveis no acervo da Biblioteca, que também pode ser explorado durante a dinâmica.

Local: Espaço de Leitura Infantojuvenil Semear Leitores - Biblioteca Científica/Edifício Vital Brazil
Horário: 10h às 16h
Quantidade de participantes: livre
Público-alvo: crianças acompanhadas dos responsáveis
Inscrição: não é necessário inscrição


Missão clima: um S.O.S dos macacos | Biotério Central
O teatro abordará as mudanças climáticas, seu impacto no dia a dia e o surgimento de novas doenças, que podem ser ameaças aos seres humanos. O Macacário no contexto da pesquisa e as pequenas ações que podemos fazer para cuidar do planeta também farão parte da história. Ao fim da atividade, uma mesa de jogos reforçará o tema.

Local: calçada em frente ao Macacário
Horário: 
1ª sessão: 10h às 11h30
2ª sessão: 14h30 às 16h
Quantidade de participantes: 20 pessoas por vez
Público-alvo: livre para todos os públicos
Inscrição: não é necessário inscrição


Mão na cobra e outros bichos: Tartarugas | Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEv)
Na popular atividade Mão na Cobra, sucesso de público do Butantan, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto algumas das espécies de tartarugas pesquisadas pelos cientistas do Instituto, refletindo sobre os impactos das ações humanas sobre esses animais. A atividade propõe desmistificar mitos, despertar a curiosidade e destacar a importância ecológica desses seres para o equilíbrio dos ecossistemas.

Local: Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEv)
Horário: 14h30m (duração de cerca de 1h)
Quantidade de participantes: até 50 pessoas
Público-alvo: livre para todos os públicos
Inscrição: Inscrições pelo site


Conhecendo o LEEv  | Laboratório de Ecologia e Evolução 
A visita ao Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEv) tem viés educativo e é voltada à popularização da ciência e à sensibilização para a conservação por meio da apresentação das pesquisas realizadas no local. Durante o percurso, os visitantes são conduzidos por diferentes estações, nas quais são apresentados ao funcionamento do laboratório, à atuação do centro de conservação associado e às espécies abrigadas no LEEv.

Local: Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEv)
Horário: 10h, 11h, 14h e 15h (duração de cerca de 45m)
Quantidade de participantes: até 20 pessoas por sessão
Público-alvo: livre para todos os públicos
Inscrição: Inscrições pelo site


Serviço
Férias no Butantan
Dias:
17, 18 e 19 de julho
Horário: Das 10h às 16h
Endereço: Av. Vital Brasil, 1500 - Butantã, São Paulo - SP, 05503-900